¡Únete!

¡Inscríbete gratis y recibe las mejores ofertas a través de "Territorio Ahorro"!

¡Suscríbete!

Como fazer um projeto de instalação elétrica?

Actualizado el
min reading

O projeto de instalação elétrica é uma etapa importante de qualquer tipo de construção ou reforma, visto que compreende uma área fundamental do imóvel.

No entanto, é muito comum que ocorram dúvidas neste processo, especialmente para quem não tem tanta experiência no assunto, ou não realiza o procedimento a bastante tempo.

Para auxiliar nesta questão, no material de hoje estamos trazendo algumas informações a respeito do tema, mostrando como é possível fazer um projeto de instalação elétrica de forma rápida e prática.

Então, se você deseja tirar todas as suas dúvidas a fim de fazer um bom trabalho, não deixe de conferir todos os tópicos deste artigo!

A importância do projeto de instalação elétrica

Ao realizarmos algum tipo de reforma ou construção, é natural darmos maior prioridade para os projetos de design, uma vez que desejamos que tudo fique conforme planejado.

No entanto, embora o visual mereça atenção, as etapas relacionadas ao básico do imóvel também merecem destaque, uma vez que estas são responsáveis por garantir a funcionalidade.

O projeto de instalação elétrica serve justamente para elaborar todos os pontos relacionados ao tema, vendo o que se mostra mais eficiente para o resultado final.

A ausência deste tipo de planejamento pode acarretar em escolhas inadequadas, que prejudiquem a funcionalidade elétrica do imóvel, fator que gera extremo incômodo no dia a dia.

Para ilustrar, imagine que certo profissional escolha apenas uma fonte de iluminação para um cômodo grande, concorda que tal iluminação seria insuficiente para garantir o conforto de atividades simples?

Ou então, pensemos na situação contrária: em um projeto, alguém planejou um número grande de lâmpadas para um cômodo muito pequeno, acarretando em iluminação excessiva, que gera desconforto na rotina.

Apenas por estes exemplos é possível entender de forma prática sobre a importância de fazer boas escolhas, mas não podemos nos esquecer que também existe a parte da garantia de funcionamento.

Por meio de um bom projeto é possível estabelecer meios viáveis para que as instalações elétricas funcionem com eficiência, evitando acidentes e problemas relacionados à disponibilidade de energia.

Com essas informações é possível compreender que as instalações elétricas fazem parte do pacote básico de qualquer obra, devendo ser feitas da forma correta!

Meios para fazer um projeto eficiente

No tópico anterior você viu que é praticamente impossível fazer um bom trabalho elétrico sem investir em um planejamento adequado.

No entanto, é de conhecimento que existe a possibilidade de muitos profissionais não terem acesso a este tipo de conhecimento, ou então terem pouca experiência no ramo.

Por isso, separamos a seguir algumas dicas para fazer um bom planejamento estratégico, de forma prática e eficiente.

Então, se deseja se preparar e saber mais sobre o assunto, a fim de garantir melhores resultados em suas obras, confira e registre todas as informações!

1. Invista em conhecimento

Quando se trata de questões elétricas, não há outra forma de garantir eficiência e segurança no serviço, se não por meio da qualificação.

Por mais que exista muito conhecimento prático no dia a dia e em artigos simples da internet, só é possível ter toda a base necessária por meio de cursos sérios relacionados ao tema.

Um bom exemplo é o curso de eletricista residencial , que conta com todos os conteúdos fundamentais para a parte prática, passando um conhecimento com garantia de bons resultados.

Essa não se trata apenas de uma dica, podendo até mesmo ser considerada uma obrigação, já que o conhecimento técnico relacionado à parte elétrica é indispensável para quem deseja realizar um trabalho realmente profissional.

A boa notícia é que existem alguns alternativas de cursos online sobre o tema, e o curso de eletricista residencial é um deles, portanto não deixe de procurar, pois certamente encontrará algum que seja vantajoso para as suas necessidades!

2. Conte com os recursos certos

Você sabia que existem alguns recursos que podem facilitar a realização do projeto de instalação elétrica para qualquer tipo de obra?

Alguns deles são softwares avançados, que facilitam o processo, uma vez que precisam apenas das informações relacionadas à planta e ao projeto para calcularem o melhor tipo de projeto para instalação elétrica.

Tentar fazer por meios amadores ou apenas pela prática pode acabar gerando ainda mais dificuldade, além de não ter tanta garantia de que o projeto é realmente eficiente.

Por isso, conheça os recursos que você tem à disposição, e se necessário aproveite o conhecimento de alguém experiente e qualificado no assunto.

É importante salientar que existem desde recursos mais simples, que não exigem tanto conhecimento tecnológico para usar, assim como temos aqueles mais complexos.

No caso dos recursos mais complexos, estes também tornam o trabalho mais fácil, embora exijam mais conhecimento para utilizá-los.

Por isso, vale a pena investir em aprendizado, pois assim é possível otimizar o trabalho e torná-lo mais eficiente, por meio do uso dos recursos certos!

3. Foque na eficiência da instalação

Por mais que o projeto de instalação elétrica deva levar muitos pontos em consideração, não existe foco mais importante do que a eficiência e funcionalidade do trabalho.

De nada adianta você pensar no projeto mais bonito e moderno, se este não cumprir todos os requerimentos para garantir a funcionalidade.

Por isso, ao realizar o procedimento, busque associar o design com a parte prática, tentando sempre tornar ambos agradáveis, na medida do possível.

Atualmente existem muitos meios modernos de montar um projeto de instalação elétrica que seja eficiente, sem acabar comprometendo a parte visual do cômodo.

É por essa razão que se faz cada vez mais necessário o investimento em qualificação e conhecimento a respeito das modernidades do mercado, pois só assim é possível garantir a melhor prestação de serviço.

Vale ressaltar que estes conhecimentos não precisam ser adquiridos apenas por meio de cursos caros, já que existe muito conteúdo gratuito na internet, sendo que alguns deles são até focados para o público profissional.

Então, agora que sabe como prosseguir nesta tarefa, faça uso de todas as dicas, para que assim possa apostar no melhor tipo de trabalho para o seu próprio imóvel, ou para os seus clientes!