¡Únete!

¡Inscríbete gratis y recibe las mejores ofertas a través de "Territorio Ahorro"!

¡Suscríbete!

Entenda como a saúde bucal impacta sua qualidade de vida

Actualizado el
min reading

Está cada vez mais comum vermos pessoas se preocupando com a sua saúde física e seu bem-estar, focando em cuidar do corpo e melhorar a sua estética.

Mudam a alimentação para refeições mais saudáveis, começam a fazer exercícios e até mesmo procurar dicas de como cuidar melhor do corpo.

Mas o nosso corpo não depende apenas dessas coisas, para ter uma qualidade de vida melhor também precisamos cuidar da saúde bucal.

A falta de uma boa higiene bucal pode causar doenças em outras partes do corpo, o parto prematuro e a impotência sexual...

Ter uma boa qualidade de vida vai além de se alimentar bem ou fazer exercícios, é cuidar não só do corpo mas também da saúde bucal.

Quer saber mais? Continue lendo esse artigo.

A Saúde Bucal

 

O que poucas pessoas sabem sobre a saúde bucal é que ela está ligada com o restante do corpo, a falta de cuidado com a boca pode ocasionar algumas doenças como:

 

Endocardite

É uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). A doença acontece quando uma bactéria ou germes, que pode sair da boca quando não cuida corretamente, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração.

Doença cardiovascular

Algumas pesquisas mostraram as bactérias orais que ocorre pela falta da higiene bucal, podem causar infecções e inflamações que podem causar doenças cardíacas, derrames cerebrais e obstruções nas artérias.

Diabetes

A falta de higiene bucal vai dificultar no controle de quem tem diabetes, as infecções podem causar o aumento de açúcar no sangue e necessitar de mais insulina para manter sob controle.

Pneumonia e artrite reumática

Pela corrente sanguínea as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como a pneumonia e a artrite reumática.

Como esses não são os lugares habituais dessas bactérias, elas não encontram resistência natural e, por isso, podem ser mais difíceis de serem tratadas nessas regiões.

A falta do cuidado com a saúde bucal também pode causar o parto prematuro e a impotência sexual nos homens.

A periodontite tem sido associada ao nascimento prematuro e a baixo peso ao nascer.

A periodontite também pode causar a impotência sexual, ela bloqueia a enzima eNOS que atua no processo de ereção.

Não só a periodontite, homens com inflamação na gengiva pode ter impotência também. O motivo é a migração das bactérias bucais pelas veias que irrigam o pênis, formando placas bacterianas que as entopem.

Saúde Bucal e bem-estar

Acabamos de ver como a falta de uma boa saúde bucal pode causar danos ao nosso corpo.

Mas na verdade não só causar doenças, pode atrapalhar na estética ou o nosso bom humor.

Imagina, você está sentindo uma dor de dente muito forte e descobre que precisa de um tratamento de canal que foi causado pelo descuido com a boca, isso atrapalha até a produtividade no dia a dia.

Ou até mesmo em questão de estética, pessoas que ligam para uma boa qualidade de vida e para o bem-estar ligam para a estética também e a nossa estética está ligado ao nosso sorriso.

Quantos não precisam de aparelho ortodôntico ou um um implante dentário para melhorar o o sorriso? Uma pessoa que liga para a estética deve dar atenção a essas coisas porque quando tem um sorriso perfeito vai se sentir satisfeita.

Priorizar o bem estar é priorizar cuidar da pele, da mente e cuidar do corpo em geral. Isso gera uma satisfação dentro de cada pessoa que sente que está investindo cada vez mais na qualidade de vida dela.

Uma boa saúde bucal tira a preocupação das pessoas de correr o risco de ter outras doenças por conta disso.

E o que poucas pessoas sabem, não é só a falta de higiene que pode causar problemas na nossa saúde bucal, o estresse além de causar mal para o corpo em geral também causa danos na nossa saúde bucal.

O estresse desencadeia um efeito pró-inflamatório que, quando unido com maus hábitos de higiene bucal, proporciona um ambiente ideal para o aparecimento de doenças periodontais e aftas.

Cuidados e dicas

Agora que sabemos o impacto da falta de cuidado com a saúde bucal na qualidade de vida, vamos falar de alguns cuidados que podemos ter enquanto estamos na quarentena.

Troque sua escova regularmente

O ideal é ficar com a escova no máximo três meses. Com o tempo ela acumula bactérias e suas cerdas se desgastam.

E para quem usa aparelho dentário sempre usar uma escova que é própria para esse casos. A escova ortodôntica e interdentais devem ser utilizados diariamente para se evitar o acúmulo de placa e consequentemente, o surgimento de cáries e inflamações nas gengivas.

Escove os dentes com calma

Escovar os dentes é o principal cuidado com a saúde bucal, então não faça isso com pressa.

Leve no mínimo dois minutos escovando os dentes e não faça movimento fortes para não machucar a gengiva. É importante escovar os dentes quando acordar, depois das refeições e antes de dormir.

Escovar a Língua

A boca não é composta só pelos dentes. É muito importante lembrar de fazer a higiene de toda a cavidade bucal, pois a língua pode conter resíduos de comida que causam mau hálito e atraem bactérias.

Use Fio Dental

Ele é o único capaz de limpar entre os dentes, que podem acumular restos de alimentos. Usar o fio dental previne sangramentos gengivais e a gengivite. Use pelo menos uma vez ao dia.

Escolha a pasta de dente correta

Pastas de dente abrasivas prejudicam o esmalte do dente, dê preferência àquelas que contêm flúor e cálcio para fortalecer seu sorriso.

E também existe alimentos e bebidas que pode ajudar na nossa saúde bucal. Aqui estão alguns deles:

Alimentos

Castanha do Pará: As sementes possuem um óleo que formam uma película sobre os dentes, protegendo-os contra as bactérias.

Espinafre: Além de aumentar a salivação, o espinafre é rico em fibras e auxilia na limpeza dos dentes, é bom principalmente pra quem usa aparelho dentário transparente e o aparelho porcelana. Por conter ácido oxálico, o alimento ajuda na absorção do cálcio do leite e derivados.

Morango: Uma ótima opção para quem deseja manter os dentes brancos e a saúde bucal é consumir morangos. Por conter um adstringente natural, o ácido málico, esse alimento auxilia na remoção de manchas.

Pepino: Estimula a produção de saliva que, junto com as fibras presentes nos alimentos, faz a limpeza dos dentes.

Bebidas

Leite: É rico em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes. Possui também proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste.

Chá verde: Possui catequina, um antioxidante que diminui a incidência de cáries e impede a formação de placas bacterianas nos dentes.

Chá de canela: A canela ajuda no combate ao mau hálito, graças à presença de óleos que eliminam todas as bactérias da boca.

Ficou mais fácil cuidar da saúde bucal com todas essas dicas né?

Agora durante a quarentena com o acesso ao dentista limitado, apenas para casos urgentes temos que nos cuidar melhor.

Mas para aqueles que procuram um dentista, tem as consultas online para alguns casos. Como por exemplo para pessoas que querem saberquanto custa um implante dentário, os dentistas ainda podem atender e falar sobre isso em uma consulta online.

Cuidar do corpo, mente, saúde física e bucal deveria ser uma prioridade de todos. Pois quando uma dessas partes não vai bem não teremos uma qualidade de vida.

Quando temos uma qualidade de vida boa, quando a nossa saúde está em dia somos mais produtivos, criativos e até mais atento em tudo em nossa volta.

Para ter uma qualidade de vida melhor requer alguns sacrifícios e cuidados, pode não aparecer agora, mas veremos os efeitos desses cuidados lá na frente.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.