Poupe restaurando os móveis antigos que tem em casa

moveis

Muitas vezes temos em casa móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós. Porque estão em mau estado, possivelmente devido ao seu longo tempo de vida, não é rara as vezes que o despejamos no contentor do lixo mais perto, outras vezes decidimos colocá-los na garagem ou arrecadação a envelhecer ainda mais.

Existe, no entanto, uma solução muito melhor para dar a esses móveis antigos; dar-lhes uma nova vida e um lugar de destaque na nossa casa. Estes móveis podem ser recuperados de forma a ficarem como novos, e no fim ter-mos uma peça linda, cheia de história e estilo a decorar o nosso lar.

É sobre esta possibilidade que vamos falar neste artigo. Vamos mostrar da forma mais simples possível como proceder para realizar essa tarefa.

Hoje em dia existem produtos à venda que facilitam o nosso trabalho em todas as suas fases, Para se conseguir um trabalho de qualidade já não é necessário recorrer a grandes mestres na arte de restauração, com um pouco de jeito, um pouco de paciência e algum tempo disponível, pode-mos fazer um trabalho que nos deixe cheio de orgulho.

Lembre-se que antes de renovar uma peça, deverá arranjar um espaço livre onde irá fazer este trabalho, protegê-lo devidamente, fazer uma lista dos materiais que irá precisar, fazer o seu plano de ação, pesquisar e tirar dúvidas e só depois começar. Deve desmontar as ferragens, os bronzes ou outras peças e limpá-los à parte.

Uma restauração digna desse nome começa por uma boa decapagem. Esta operação também permite que se possa examinar o estado da madeira, e ficarmos a saber quais as operações que vão ser necessárias à sua restauração: tratamentos, preenchimentos, consolidação e acabamento.

A realização deste trabalho efectua-se em quatro fases:

  • Decapar e limpar a madeira
  • Proteger dos parasitas
  • Preencher e reparar
  • Aplicar o acabamento

RESTAURAR UM MÓVEL – ETAPA 1 – DECAPAR E LIMPAR A MADEIRA

A primeira etapa passa por decapar o material antigo e limpar devidamente a madeira;

Antes de mais, temos que identificar se o móvel está encerado ou envernizado. Para identificar qual o tipo de acabamento que o móvel tem, esfregue num canto mais escondido do móvel com um pano embebido em álcool desnaturado.

  • Se o pano ficar colorido e ficar pegajoso, o móvel está encerado.
  • Se o pano não ficar colorido e/ou apresentar apenas marcas de sujidade, está envernizado.

Dica: Também pode realizar o teste com lixa de grão fino. A cera cola-se à lixa enquanto o verniz se transforma em pó.

Pode saber mais continue a ler este artigo em https://tintasepintura.pt/passo-a-passo-para-restaurar-um-movel/.

Actualizado el